Crie Sua Célula

Bom, aqui você saberá como montar sua célula de estudo.

01  - Converse com amigos e mostre para eles a importância do estudo em célula para o aprendizado, mostre para eles a diferença entre o estudo individual, o estudo competitivo e  o estudo cooperativo.

02 - Reúna os colegas que se interessarem pelo estudo em célula e faça um primeiro encontro com todos juntos.

03 -  A  primeira oficina que é essencial para iniciar uma célula é a oficina de história de vida.

Como Fazer: Faça um círculo com os seus amigos, e divida eles em trios cada um do trio tem uma função, um vai ser o controlador do tempo¹, outro o relator² e o ultimo o escrivão³. Cada pessoa terá 7 minutos para contar a sua historia, e poderá contar fatos simples como Nome Completo. Idade, Local onde Mora, Três fatos Importantes ( Bons ou ruins), Três pessoas Importantes. E os integrantes devem revesar os papeis ( o relator agora é escrivão, o escrivão agora é controlador do tempo e o controlador do tempo é o agora o relator).
Após cada um contar a sua historia os trios vão formar um só grupo, quando um só grupo for formado cada escrivão vai relatar a historia que ouviu e terá um minuto para fazer isso. É IMPORTANTE lembrar que o escrivão terá que pedir autorização sobre o que poderá compartilhar com o grupo a pessoa que lhe contou a historia.

Objetivo: Deixar o grupo mais unido e mais próximo um do outro pois isso possibilita  que os integrantes do grupo se conheçam mais e assim se identificarão um com o outro. 

¹ Controlador do tempo: É a pessoa que é responsável por controlar o tempo para que os tempos definidos das atividades  não sejam ultrapassados. 
² Relator:  É a pessoa que irá contar a sua historia para que o escrivão anote para que ela possa ser compartilhada com o resto da turma.

³ Escrivão: É a pessoa que fica responsável por escrever a historia de  vida que o relator esta descrevendo e também fica responsável por relatar para o grupo oque o relator permitiu que fosse compartilhado.

04 - Agora o grupo deve estudar as habilidades sociais. Que são alguma delas: Pedir ajuda ao outro, encorajar os outros, esperar pela sua vez de falar, aceitar as diferenças, escutar atentamente, vivenciar os conflitos, partilhar ideias, celebrar os sucessos, criticar ideias e não pessoas, admitir quando comete erros.

05 - O grupo deve fazer um acordo de convivência para ser respeitado. Os integrantes do grupo devem se reunir  e fazer regras para o grupo. Ex: Não usar o celular no momento de estudo, respeitar os colegas, cumprir os horários.

06 - O grupo deve fazer a vida do grupo. Deve pegar um livro de ata e fazer uma capa com o nome do grupo e nas folhas primeiro o articulador do grupo deve fazer as fichas dos integrantes do grupo na frente da folha e no verso deve fazer um pequeno memorial e colar uma foto que a pessoa goste muito.  Nas outras folhas o articulador deve escrever oque acontece e as materias estudadas nos encontro das células. a medida que for entrando outros membros no grupo devem ser postas as fichas e os memoriais dos novos membros.

07 - Após a primeira reunião o articuladores deve mandar um email solicitando o seu código de articulador para o email suporte@celulasestudantis.com.br.
Ex: Desejo receber o meu código de articulador sou Matheus Silva da Crede 01.


08 -  Agora marque os dias de estudo com os colegas e as disciplinas e como vai funcionar as células.

09 - Faça o processamento de grupo ao final de cada encontro.
Ex: Como foi o encontro, habilidades sociais praticadas, matérias estudadas, pessoas presentes, o tempo determinado foi cumprido? Como resolveram essas atividades? Conflitos?
É basicamente isto.


10. Ao final de cada mês envie os relatórios para  http://www.celulasestudantis.com/.


Boa Sorte e bons estudos! Qualquer dúvida podem perguntar no nosso ask:
http://ask.fm/pjquarto14ac






Nenhum comentário:

Postar um comentário